Invictus – Nelson Mandela, uma lição de liderança


Nelson Mandela

O filme INVICTUS* mostra como a vida do presidente da Africa do Sul, Nelson Mandela cruza o caminho do jovem capitão do time nacional de rugby e transforma a história desse time (símbolo esportivo da minoria branca que imperava durante a apartheid), em parte do plano que levaria a África do Sul a ter uma única identidade.

A partir deste contexto, o filme se desenvolve como um dos mais brilhantes filmes de liderança dos últimos tempos.

Mandela passou 27 anos confinado em uma cela de 3×4 e conseguiu – na condição de “mestre do seu próprio destino” como propõe o poema que dá título ao filme –  inspirar um país e transformá-lo numa nação próspera e igualitária.

Clique AQUI e continue lendo este artigo.

Confira o trailer:

-

O maior líder moral do mundo

Em 2008 a revista Times em seu artigo sobre o estadista, divulgou as “Oito Lições de Liderança” de Nelson Mandela e o denominou “o maior líder moral do mundo”. O jornalista Richard Stengel também foi responsável por sua autobiografia Long Walk to Freedom (O Longo caminho para a Liberdade).

As oito lições de liderança de Nelson Mandela:

  1. Coragem não é a ausência de medo, é algo que permite inspirar os outros a irem além do temor.
  2. Lidere na dianteira, sem nunca deixar de ter uma base segura atrás.
  3. É vital saber liderar ao lado, fazendo com que os liderados acreditem que estão na frente.
  4. Conheça o seu inimigo, particularmente os passatempos favoritos dele.
  5. Mantenha seus amigos bem próximos e os inimigos mais perto ainda.
  6. As aparências são muito importantes. E nunca se esqueça de sorrir.
  7. Não é apenas branco ou preto. Veja sempre as outras possibilidades.
  8. Desistir ou abandonar idéias, tarefas ou relacionamentos fracassados não deixa de ser uma forma de mostrar liderança.

Nelson conquistou o prêmio Nobel da Paz na década de 90 e é considerado “estadista global” merecedor do mesmo. Mandela é personagem do livro escrito pelo consultor palestrante César Souza Você é o Líder da sua Vida? (2007, Ed. Sextante - Trecho do livro)

Mandela, hoje com mais de 90 anos, anda com dificuldades e tem problemas de memória, mas será considerado sempre um dos grandes líderes promotores da paz e da igualdade entre as raças e nações do mundo contemporâneo.

*Invictus – Direção de Clint Eastwood, com Morgan Freeman e Matt Damon

Fundação Nelson Mandela (em inglês): http://www.nelsonmandela.org/index.php

Fontes: César Souza – Revista Online Época Negocios, Gabriela Otto – Portal Administradores.com

About these ads

Sobre @GFconsultor
Obrigado por chegar até aqui! Colabore com o blog, enviando sugestões, deixando seu comentário ou compartilhando com seus contatos!

4 Responses to Invictus – Nelson Mandela, uma lição de liderança

  1. Khaleb Zayit disse:

    Imagina comigo como o humano é dominador. Um país negro (Africa do Sul), vem o homem branco que se acha acima dos outros e quer dominar as minorias. Mas na Africa a minoria é o homem branco. Interessante notar que nós sempre levamos em consideração que o homem branco não presta, com seu jeito dominador de ser, mas e a maioria?

    Acha que milhões de negros não poderiam ir contra a Caça desinfreada do diamante e do ouro na Africa do Sul? Vc não acha que os negros não tinham força para poder deter o ‘poder’ dos brancos?
    Agora me lembro de um comentário que vi num filme – “não se vence nada pela força… na guerra, ambas as partes perdem”.

    Assistindo esse filme eu comecei a refletir mais ainda no poder que o homem tem de dominação e isso não pode ser usado para o mau.

    “Disseram que negros não podiam entrar e que judeu não podiam sair… já disseram cada coisa!”

    • @GFconsultor disse:

      Olá Khaleb, obrigado por seu comentário. Realmente, o homem tem um poder de dominar seus semelhantes sem argumentos justificaveis, apenas por suas demandas.

      Esse poder de influência, poderá ser realmente utilizado para o bem, quanto para o mal. Nelson Mandela, assim como outros grandes nomes, foram entretanto, exemplos de bondade e liderança para o bem do mundo, os iluminados.

      Einstein, quando da morte de Gandhi, disse que “As futuras gerações jamais poderão acreditar, que viveu um homem como aquele em carne e osso sobre a terra” – A partir dessa menção de Einstein, e sabendo que Gandhi também foi um grande líder, cabe uma outra questão: O QUE INDICA UM PERFIL DE LIDERANÇA?

      Para mim, o líder deve ser um INSPIRADOR, ele deve suscitar nas pessoas a vontade de querer doar-se e ser acima de tudo exemplo. Acredito que ainda temos muitos “chefes” que se julgam líderes-exemplos, no entanto, só fazem mandar e desmandar, e se desafiados a realizar as tarefas que cobram, não saberão nem por onde começar, esses são os ditadores.

      Liderar está acima do conhecimento técnico, é preciso antes de tudo, saber gerir, motivar, captar a essência daquilo que o grupo espera. Mas também é preciso que ele inspire confiança e por isso, dado o número de área científicas, filosóficas e metafísicas que o mundo dispõem, acredito que ainda há espaço para muitos líderes.

      Abraço, Feliz 2011.
      http://gfrh.wordpress.com/

  2. fabyola disse:

    adoreiiiiii o filme agora sei que nelson mandela foi um grarde homem e me orgulho das atitudes dele se todos tivesse um pouquinho do carater dele o mundo estaria muito mais unido e sem miseria !!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. marlene bernardino disse:

    OI vou ver este fime…depois vou deixar um comentario
    muito legal seu blog …
    valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: